5 dicas para aprender de verdade assistindo vídeo aulas

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Este post surgiu devido ao recebimento de diversos e-mails e comentários com perguntas sobre detalhes que são explicados durante nossas vídeo aulas e que por algum motivo o aluno/leitor não compreendeu.

Assim como todos os leitores aqui do blog, eu também faço cursos e assisto/compro vídeo aulas de diversas fontes atualmente, praticamente tudo que tenho de conhecimento hoje adquiri em vídeo aulas e leitura de livros sobre os mesmos assuntos.

Mas a pergunta chave é: por que o Ricardo consegue aprender tão bem um conteúdo a ponto de poder gravar um curso ou aula sobre o assunto e repassar este conhecimento? E por que o Fulano que também assistiu a mesma aula que o Ricardo tem tantas dúvidas sobre o assunto?

Bom, baseado em minhas experiências com cursos em vídeo aula vou tentar explicar para vocês uma maneira 100% funcional de aproveitar totalmente o conteúdo de qualquer aula que você assistir.

Assistir ao menos duas vezes

ico loopSe você é daqueles que assiste à aula uma vez e depois “acha” que sabe tudo, devo lhe dizer que está completamente enganado. Ninguém aprende de verdade assistindo a aula unicamente uma vez.

O cérebro humano precisa de repetição para que haja memorização, caso contrário cerca de 70% do conteúdo é esquecido, logo você deixa de aproveitar grande parte do que “aprendeu”. E tem outra, quando assistimos a aula uma vez, entendemos parte do conteúdo, quando assistimos mais vezes começamos a entender como o autor do vídeo pensa e planeja o que precisa ser feito.

Entender a lógica usada pelo autor pode ser considerado o ápice do aprendizado, pois é neste momento que você adquire os melhores ensinamentos.

Anotar faz bem para o cérebro

ico noteSe você fizer anotações durante a aula estará aumentando muito a capacidade de memorização, pois provavelmente tudo que você anotar irá lembrar depois mesmo sem consultar as anotações. Mas cuidado para não acabar perdendo partes importantes do vídeo enquanto anota, por isso, faça anotações com o vídeo pausado ou então quando estiver vendo a aula pela segunda vez.

Lembra quando você fazia cola para provas de escola? Alguma vez você precisou olhar a cola ou na hora da prova lembrou-se de tudo que havia escrito? Pois é, sendo assim anotar também é estudar.

Praticar é preciso

ico playSe você for assistir a uma aula sem a intenção de praticar o que está sendo ensinado, nem assista. Já dizia o velho ditado “a prática vale mais que a gramática”, então após assistir e anotar, é hora de praticar.

Mas não limite-se a fazer apenas o que foi mostrado durante o vídeo, faça testes diferentes, seja curioso, pesquise outras formas de fazer o mesmo procedimento, questione, PENSE.

E quando descobrir algo novo, comente isso com o autor da aula, ele vai ficar muito feliz em saber que você não foi apenas mais um que assistiu a aula, mas sim um que aprendeu e usou o que foi ensinado.

Distrações não combinam com estudo

ico chatSe você costuma ter outras janelas (Facebook, YouTube, Twitter, Skype entre outros) abertas durante seus estudos, ponto negativo. Qualquer distração durante um assunto que exige concentração irá tirar o foco e fazer você esquecer grande parte do que já aprendeu.

Assistir aula perto da televisão ou ouvindo música de fundo nem pensar. Preferencialmente use fone de ouvido (profissional) que evite ruídos externos e outras distrações.

Ah, e não adianta vir com essa conversinha de que consegue estudar e fazer outras tarefas ao mesmo tempo, pois isso é uma grande enganação para você mesmo!

Técnica correta de estudo

ico listMinha técnica de estudo é a seguinte: geralmente assisto duas ou três vezes a uma aula obedecendo ao seguinte script:

  1. Na primeira vez que assisto a uma aula eu somente ASSISTO, sem anotar nem praticar nada. Apenas observo tudo que é feito com calma e muita atenção;
  2. Na segunda vez que assisto e faço minhas anotações sobre pontos que considero importantes sobre o assunto tratado;
  3. Depois de assistir duas vezes e anotar os pontos importantes, é hora de praticar, logo tento executar tudo que foi ensinado, consultando apenas minhas anotações;
  4. Se ficarem dúvidas, assisto novamente a aula (terceira vez) e reforço as anotações, adicionando tópicos que antes não foram observados.

Depois de assistir duas (ou três) vezes uma aula, se você ainda tiver alguma dúvida é hora de perguntar ao professor,  pois aí sim é uma verdadeira dúvida e não distração ou falta de atenção em algum ponto.

Estas são minhas dicas para que todos vocês aprendam de verdade com qualquer aula que assistirem e possam a partir de agora aproveitar mais o conteúdo do nosso e de outros blogs de vídeo aulas.

E você, tem alguma dica para compartilhar? Deixe seu comentário.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 34 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Carlos Eduardo comentou em

    Olá Ricardo, gostaria de solicitar um concelho de quantos vídeo aulas assistir?

    Responder
  • Carlos Eduardo comentou em

    Parabéns pela dica, muito interessante e levarei isso para minha vida de estudante e profissional,
    muito Obrigado!

    Responder
  • Larisse Maura comentou em

    Ótimas dicas, apesar de assistir vídeos aulas de conteúdos bem diferente da maioria aqui, acredito ser muito válida para qualquer tipo de curso online.

    Responder
  • the_rooster comentou em

    boas dicas de estudo.... so mais algo.... eh produtivo assistir diferentes video-aulas de diferentes cursos por dia? se nao qual deve ser o limite?

    Responder
    • A questão de ser produtivo ou não é uma resposta que você precisa dar e não um terceiro.
      Você consegue assimilar conteúdo de 2 ou 3 assuntos estudando-os no mesmo dia?

      Responder
      • the_rooster comentou em

        Pela experiencia que temos com os estudos, normalmente temos 3 disciplinas de 90min cada...
        Mas obrigado pelas dicas, estou nesse momento mais atento nas aulas de Lógica de Programação, e dessa vez acompanhando com suas dicas.
        Obrigado, gostaria que voltasses a falar de HTML5 e CSS3 mas sendo avançado.
        Javascript e PHP talvez

        Responder
  • Paulo Miane comentou em

    Parabéns Ricardo pelas vídeo aulas e pelo blog.
    Tento aprimorar meus conhecimentos em informática assistindo vídeo aulas e lendo bastante material sobre a área.
    Descobri tuas vídeo aulas por acaso.
    Um forte abraço.

    Responder
  • renilson-thenerd comentou em

    Parabéns ricardo daqui pra frente vou seguir seus conselhos, sempre tive essa mania de ver video aula com facebook aberto, é as vezes mim distraio mesmo e acabo pausando e perdendo á atenção nas videos aulas, e daqui pra frente passarei a anotar tudo obrg, Otimo artigo vai ajudar muita gente como eu, abração.

    Responder
  • Willians comentou em

    Parabéns pela aulas e seus conteúdos, admito que não conhecia o site rbtech até que um dia por acaso estava pesquisava algumas aulas de php no youtube. Mais uma vez parabéns Ricardo Bernardi, estas dicas com certeza me proporcionara melhorias no meu aprendizado.

    Responder
  • Vou salvar este texto e vou publicar no meu site também , pois ébem útil .... pois eu aprendi a fazer o que tu fala neste texto, na base do estudo mesmo ... tipo estudava e não entendi e blablbla... na prática aprendia a fazer exatamente assim bem dizer :D.

    Muito bom mesmo, pessoal sigam as dicas ... pois pelo menos para mim são boas.

    Vou postar no meu site E VOU COLOCAR O LINK DO TEU SITE no texto , claro :D

    Responder
  • Roberson comentou em

    Gente, porque não conheci esse site antes, por um acaso, conheci através de uma pesquisa que estava fazendo e no youtube vi rbtech e resolvi ir até o site, nossa que demais, já esta nos meus favoritos. Ótimas dicas, essas dicas são boas, resolvi por acaso fazer isso, vejo primeiro, depois pego vejo e escrevo em um caderno que compro só pra isso normalmente vejo 2x ou 3 só que escrevo no caderno e a partir do caderno tudo que esta anotado, pratico repasso, por exemplo, se for de programação ou algo a respeito, anoto os códigos os comentários que e falado depois abro IDE e pratico é difícil mesmo assim mas tá melhor que antes, já os tutoriais sobre linux ou redes afins, técnicas de diversas áreas enfim enumeras vídeo aulas tutoriais, vejo 2 ou 3x se precisar anotar algo em um papel, anoto da outra vez que acontecer o mesmo problema já sei como fazer, mas mesmo assim e bom ter anotado pois tem inúmeras coisas, e a gente não lembra de tudo, tendo anotado e só olhar novamente. Thanks very much

    Responder
  • ricardo comentou em

    confesso a voces que tenho grande dificuldade de aprender , vou por em pratica este gente de estudo para que eu possa ter sucesso nos ensinamento de php.Valeu grande abraco.

    Responder
  • homero comentou em

    Amigo Ricardo, axo k posso te tratar assim embora nao nos conhecemos pessoalmente, ha ja algum tempo k venho assistindo as VA(enquanto cadastrado),portanto ha algum tempo k este blog/site entra na minha casa,e por isso resolvi ser assinante premium. Admiro a tua forma humilde e cheio de conteudo de passar os teus conhecimentos k considero mto vasto, pois abordas td em relaçao a informatica e n so. Para mim é de longe o melhor blog/site de pesquisa k se encontra na net.
    N te quero cansar com o meu comentario pois como bom 'professor' k revelas ser deves ter mta coisa a fazer.
    Obrigado por tornares o meu conhecimento cada vez melhor.
    Como tu msm dizes 'conhecimento nunca é demais'.
    Abraço!

    Responder
  • Sheilla comentou em

    Obrigada Ricardo, estou em ano de vestibular e realmente as vídeo aulas ajudam muito a fixar o conteúdo. Beijão.

    Responder
  • eu faço mais ou menos isso , sempre assito 2 a 3 vezes os videos, geralmente procuro mais quando sao series de videos , ai assisto tudo e depois assito novamente e a segunda ou na terceira assito pausando o video e fazendo os exercicios , em vez de anotar , nao gosto de escrever tem algo que me cria uma grande impossividade a escrever , escrever p mim é um sofrimento , nao sei pq , por isso assisto uma ou 2 vezes e quando retorno assistir ai assisto pausando e fazendo igual , quando fica meio complicado vou retornando o video e acompanhando e pausando , e assim vai indo , so para para anotar quando realmente vejo que nao tem outro geito que é algo muito impornte que vou precisar alembrar , mas mesmo assim anoto no note pad , pq nao consigo escrever lapis papel , nao gosto mesmo de escrever ,, ,mas é isso ai otimo post.. vlw .. abraço e na Paz ..

    Responder
  • Danilo comentou em

    Ótimo post tudo que você falou é verdade! em relação a assistir nossa eu nunca consegui assistir a aula inteira para depois fazer não é a toa que tem assunto até bobo que não consigo fazer mais quando estou determinado a a fazer algo vou e consigo obrigado pelas dicas! to indo assistir o curso de worpress e ter mais calma kkkk no caso do curso de wp tem que ter paciência mesmo 23 minutos xauuuuuuuuuu

    Responder
  • paullocezar comentou em

    Mais uma vez parabéns pela explanação, acrescentou mais informação e entendimento além da que já tem mostrado no site. Tenho conseguido extrair conhecimentos, tudo é bem clean.

    Abs

    PC

    Responder
  • Nícolas Silva comentou em

    Muito bom suas dicas, Vou seguir ela eu não estava conseguindo aprende mas acho que agora vou conseguir.

    Responder
  • Júnior comentou em

    Tenho que assumir mais uma vez que de todos os Blogs que eu visito esse é o mais profissional e 100% atualizado, e mais uma vez com sua humildade repassando suas experiências e a compartilhando. Ricardo você é um grande educador!

    Responder
  • Lucivan Oliveira comentou em

    Como sempre, show de bola....

    Obrigado por compartilhar seus conhecimentos com agente!!!

    Responder
  • João Carlos comentou em

    Show mesmo este post foi muito bom eu tenho muita dificuldade de memorizar as coisas, as vezes penso que nao vo conseguir de maneira alguma aprender tal assunto.... =[ mais isso que vc falo me ajudo vo começar a ver mais vezes.... geralmente vejo 2x no maximo... rsrs

    Responder
  • Wallace comentou em

    Vlw Ricardo, Otima dica vo seguir todos esses passos para poder tirar maior aproveito

    das VAs e assim ter um maior aprendizadoO....

    Responder
  • Emanoel Dionisio comentou em

    Tenho que comentar que 90% do que sei, aprendi com video aulas e artigos em blogs, e diga-se de passagem atualmente o blog que eu mais visito é o seu por ser mais completo, e abranger a maioria das áreas da informática, dentre as quais Design/ Criação, Manutenção de Pcs, Programação entre outros... Mais uma vez parabenizo o blog e em especial nosso amigo Ricardo, espero algum dia fazer um blog que tenha pelo menos 50% da qualidade e assim repassar conhecimento para muitos outros...

    Responder
    • Muito obrigado Emanoel, lembrando que se você deseja ajudar as pessoas com seus conhecimentos pode inclusive enviar artigos ou vídeo aulas para serem postadas aqui em nosso blog.

      Responder

Deixe seu comentário