5 dicas para aprender de verdade lendo blogs

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Atualmente não tem mais como negar que os blogs estão concorrendo diretamente com as escolas quando o assunto é ensinar. Basta uma pequena dúvida e os favoritos da internet entram em ação, fornecendo endereços de blogs sobre diversos assuntos e nos mais variados idiomas. Eu mesmo posso afirmar que 75% do que aprendi foi lendo blogs e assistindo vídeo aulas.

Aqui no RBTech por exemplo, diariamente centenas de pessoas vem procurar ajuda para algum tipo de situação relacionada principalmente a desenvolvimento web e manutenção de computadores. E com a quantidade e qualidade do conteúdo que temos atualmente, muitos problemas são solucionados com poucos minutos de vídeo ou alguns parágrafos de texto.

Mas quando você recorre a um blog para solucionar alguma situação, você aprende a solução ou você simplesmente copia tudo que está ali sem nem se dar conta de que se ocorrer o mesmo problema no futuro você novamente não saberá como resolver? Para evitar esse tipo de situação que preparei algumas dicas bem bacanas para você aprender de verdade lendo artigos e tutoriais em blogs e sites.

Concentração é tudo

Você é daqueles que quando lê algo fica ouvindo música e conversando no Skype ao mesmo tempo? Então é hora de mudar seu comportamento, e não adianta me dizer que consegue se concentrar fazendo tudo ao mesmo tempo porque não é verdade, você vai fazer tudo superficialmente e não vai conseguir assimilar corretamente o conteúdo necessário.

Quando estiver lendo/estudando, dedique um tempo somente para isso e verá o quanto mais conteúdo você consegue memorizar. Lembre-se de estudar para o futuro e não de estudar para o presente.

Leia ao menos duas vezes

Todos nós sabemos que repetir uma tarefa várias vezes faz com que a prática aumente drasticamente a cada nova execução, e com leitura não é diferente. Ao ler uma única vez, cerca de 20% do conteúdo é assimilado, porém, lendo uma segunda vez este percentual pode chegar a 80% ou mais.

Duvida? Então lhe proponho um desafio:

  1. Escolha um livro e leia-o uma vez.
  2. Cinco dias após ter terminado de ler, escreva tudo que você lembrar sobre o livro.
  3. Agora leia novamente o livro.
  4. Cinco dias após ter lido novamente anote tudo que lembrar sobre o livro.
  5. Agora compare as suas duas anotações e me diga como foi.

Pratique o que aprendeu

Após ter estudado sobre um assunto, nunca esqueça de praticar o que você aprendeu, ler só por "esporte" não tem muito fundamento (a não ser que sejam contos ou histórias). Sempre é possível empregar em alguma situação do nosso dia a dia as coisas que aprendemos, seja em casa ou no trabalho.

Tudo que você aprender e não praticar vai ficando num cantinho do cérebro, perdendo a importância a cada dia que passa até que seja totalmente eliminado da memória, infelizmente é assim que funciona.

Procure uma segunda opinião

Ninguém é dono da verdade e da razão, e sempre haverá uma segunda (ou terceira, ou quarta...) opinião sobre tudo. Quando você achar um conteúdo bacana sobre qualquer assunto que seja, mesmo depois de ler, continue pesquisando mais e verá que muitos outros artigos bons serão encontrados.

Assim um post vai complementando o outro e você vai formando uma base de conhecimento que sempre agrega algo novo e não fica dependente somente de uma fonte de informação. Por exemplo, para aprender programação eu fiz cursos, li livros, assisti vídeo aulas, li artigos e tutoriais e sempre achava uma coisa nova para adicionar ao que eu já sabia. Desta forma eu fui juntando cada dica para otimizar ao máximo meu trabalho, reduzindo o tempo gasto para criar sistemas e melhorando a performance dos mesmos.

Leia os comentários

Sempre procure dar uma "passada de olhos" nos comentários deixados nos posts. Muitas vezes tem dicas maravilhosas ali e 90% das pessoas não aproveitam elas por achar que comentário não faz parte do conteúdo. Dependendo do caso é possível haver mais informação nos comentários do que no próprio post.

Outro dia mesmo, lendo um post sobre WordPress comecei a ver os comentários e descobri duas dicas de plugins e outra de programação que eu jamais havia pensado ou sonhado que existissem. Este foi um caso onde os comentários foram mais úteis do que o próprio conteúdo, e foi neste momento que surgiu a idéia de escrever este post.

Espero que minhas dicas sejam de grande valia para todos, e que a partir de hoje você possa aprender de verdade ao ler posts e artigos na web. Grande abraço à todos e não esqueçam de deixar sua opinião ou sugestão sobre o assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 6 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Silvia Torres comentou em

    Parabéns pelo post, todas as dicas são importantes e práticas. Tenho o hábito de ler os comentários, mas não é sempre, tenho consciência que preciso aumentar a frequência.
    Já em relação a escrever um comentário, tenho que confessar que essa é a primeira vez. Seu post me incentivou a isso e quero registrar a importância de fazermos, sempre conscientes do poder de cada comentário e com o desejo de agregar valor.
    Agradeço por compartilhar o seu conhecimento.
    Sucesso.

    Responder
  • Murilo Henrique comentou em

    Grande post ricardo, eu mesmo sempre leio os comentários, eu sei que nunca se aprende oque quer de verdade somente no post, pois pessoas que sabem oque o dono do post sabe, existe muitas, e algumas delas são legais o suficiente para fazer um simples comentário e fazer a alegria de muita gente, continue assim, seu blog esta bem bacana.

    Responder
  • Magdiel da Silva comentou em

    Olá,
    Parabéns, muito boa dica.
    Conheci o site a muito tempo, porém acabei esquecendo o endereço e não podia acompanhar. E Algumas semanas atras de algum modo encontrei o site Upside e através dele encontrei o RBtech.info e desde então acompanho diariamente o conteúdo postado.
    agora nao esqueço mais o link. 'heheh

    Abraços,
    e que Deus os Abençoe.

    Responder
  • Parabens eu nao so muito de comentar pois so muito sensivel em relação a artigos publicados mais esse foi show! vlew... gostei muito. ate mais.

    Responder
  • joao comentou em

    sempre assisto as suas videos aulas,leio sempre que posso tb,e conteudo de primeira qualidade e vc está certissimo e de parabens pelo belo trabalho que vem realizando,mais um vez ricardo falou a realidade.
    abç e fica com deus,e na facu onde estudo eu sempre comento sobre seu blog,que pramim e um dos melhores da net.

    Responder

Deixe seu comentário