5 dicas para escrever bons artigos para seu blog

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Com certeza quem tem um blog e escreve sobre qualquer assunto que seja, já deve ter se perguntado: o que eu posso fazer para escrever melhor?

E essa com certeza é uma pergunta com respostas quase infinitas. Vou tentar expor aqui o que eu aprendi nestes anos de blogagem, seja escrevendo, lendo ou trocando experiências com outros escritores/blogueiros.

A tarefa de cativar o leitor através de um artigo não é nada fácil, uma vez que em um blog geralmente você tem apenas uma chance para convencer um paraquedista vindo de um motor de busca que seu site é bom e merece a atenção dele. Se seu post não for de qualidade ele não vai favoritar seu site ou assinar seu RSS.

Mas é muito difícil para quem está começando produzir artigos de qualidade considerável, uma vez que a experiência conta muito nessa hora. Mas mesmo sem ter escrito nada você pode produzir conteúdos de qualidade, basta seguir algumas dicas que são consideradas boas práticas de escrita.

Leia muito

Se você pretende escrever conteúdos de qualidade, considere ler ao menos 20 ou 30 minutos por dia. Lendo você aumenta seu vocabulário, conhece novas expressões e acaba formando diferentes pontos de vista sobre diversos assuntos.

Procure ler algo relacionado com sua área de atuação, por exemplo, se você tem um blog sobre automóveis, não vai ajudar muito ler livros e revistas sobre construção civil. Não importa se você ler revistas, livros, artigos publicados em outros sites ou até mesmo jornais, desde que leia.

Idéias geralmente aparecem uma única vez

Quando você tiver uma idéia sobre algum assunto para escrever, anote-a, seja num guardanapo do restaurante, seja no celular ou até mesmo na mão. Dificilmente você irá lembrar aquela idéia mais tarde, portanto não faça a besteira de achar que você lembra tudo por que não é verdade.

Anote o assunto principal e se possível crie algumas frases sobre ele, mais tarde quando for escrever um artigo você já saberá qual rumo seguir, dessa forma seu texto será bem desenvolvido e com nexo entre as partes.

Faça um rascunho antes de publicar

Jamais escreva e publique um artigo imediatamente, fazendo isso a probabilidade de futuramente você encontrar erros e discordâncias em seu texto é muito grande. O segredo é escrever em um documento do Word, por exemplo, salvá-lo depois de concluído e esquecê-lo por uns 2 ou 3 dias. Depois de ficar alguns dias sem ler aquele conteúdo, você torna-se mais imparcial sobre o mesmo, identificando erros e incoerências mais facilmente.

Além do mais se por acaso sua inspiração por aquele assunto acabar no meio do artigo, você já tem uma parte dele concluído, num outro momento quando sentir-se melhor para escrever novamente basta dar continuidade ao seu trabalho naturalmente.

Textos muito pequenos são ruins, muito grandes também

Se você escrever um artigo muito pequeno, provavelmente ele será pobre em conteúdo e seus leitores não irão dar muita importância para o mesmo. Logo se escrever um texto longo demais os leitores irão desistir de ler antes de chegar ao seu final, a não ser que o assunto seja muito interessante e você escreveu de forma impecável.

Um tamanho bom para artigos em blogs é algo em torno de 500 a 700 palavras, neste meio termo você com certeza irá conseguir explicar muito bem o assunto que está sendo abordado, além de manter a atenção do leitor fixa no conteúdo desde o início até o final do texto.

A prática leva à perfeição

E por último, pratique, escreva muito, pois somente assim você irá aperfeiçoar sua técnica de escrita e produzir artigos realmente úteis para os leitores e atraentes do ponto de vista conteúdo. Se possível escreva para outros blogs ou fóruns como forma de exercício, pois certamente se seu texto não estiver bom você receberá críticas e poderá assim melhorar os pontos questinados.

Para ver mais dicas assista esse vídeo.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 26 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Adriano comentou em

    Muito bom, sabe que eu venho percebendo que meu vocábulario, minhas idéias estão mudando depois que passei a ler mais, meu blog ainda esta bem simples mas ja estou me preparando para escrever bom conteúdo.

    Responder
  • Gildemberg comentou em

    Como sempre impecáveis artigos, Ricardo a cada dia aprendo mais e mais com você aqui na RB Tech.

    Responder
  • rodrigo alves comentou em

    eu tenho bons pensamentos tenho facilidade em organzar pensamentos sou bom com a mente , so quepenso muito rapido , posso escrever um livro pela mente em alguns mintuos , mais tenho um problema muito serio penso tao rapido que muitas das vezes eu passo por cima ou melhor meus dedos nao difitam na mesma velocidade sei la ,, quando envio mensagem com essas deste tipo aki , depois que enviei , acabo por obsevar que algumas coisas ficaram pela medade , tipow frases , e tenho problema de pensar algo e quando digito acabo pordigitar errado , awe fico pensando comigo mesmo , preciso criar um exercicio ou algum tipo de metodo para treinar corrigir estes error , mas a vida continua e eu com essa mania de erros em penssar em alta velocidade e digitar errado eo por deixar frases incompletas .. ehe =) bom é isso awe .. vlw awe .. abraço e na Paz ..

    PS: eusou canhoto e acostumei mexer no mouse com a mao esquerda , sendo pc o not , é mao esquerda pra lidar com o mouse , e quando digito eu digito com as duas maos so que uso frequentemente dedo do meio de ambas maos e o polegar deambas tbm , e muitas das vezes uso junto o dedo indicador , nao sei digitar como aquelas pessosas que usa todos os dedos e cada dedo nas suas respectivas teclas ,, isto ;e algo errado o u mal gostume , será que eu deveria de qualquer maneira aprender digitar politicamente correto , e nada ver ?? bom é isso awe ..
    outro abto derrivel que tenho o usar o ponto mais de uma fez ,, sempre uso ele 3 a 4 vezes seguidas ,, é um habito ,, isso é muito errado tbm .. vlw .. abraço na Paz ..

    Responder
  • adriana silva comentou em

    Gostei muito das dicas. Estou começando agora, fiz um blog, mas não consigo postar nada,
    embora eu queira muuuuuito, pois tenho medo de escrever algo ruim As dicas muito me ajudaram. Obigada

    Responder
  • Juliano comentou em

    não era o que estava procurando,mas tudo de bom esse artigo,adorei as dicas.
    eu estava procurando:Qual assunto eu deveria escrever no meu Blog,pois eu estou a três dias sem assunto para retratar.

    Responder
    • Bom Juliano, ou você está com um bloqueio de idéias como costumamos dizer ou então você não escolheu um assunto do qual você gosta para escrever. Se for bloqueio de idéias aconselho a sair de perto do computador, vai dar uma volta e leve consigo um papel e caneta e anote tudo que achar interessante.
      Se você escreve por obrigação, me desculpe, mas não tem o que fazer, a não ser que você resolva mudar de nicho de mercado, passando a escrever sobre assuntos de seu interesse.

      Responder
  • Gostei das dicas, tenho dois blogs, mas acontece uma coisa comigo que me deixa meio perdido, só tenho inspiração e consigo publicar num desses blogs, o outro, quando entro, não consigo publicar nada, me ajuda.

    Responder
    • Provavelmente este blog onde você não consegue escrever é porque você não gosta do assunto ou não tem o domínio do mesmo. Somente crie blogs que tratem de assuntos que você gosta e tem domínio, caso contrário o bloqueio criativo é o destino certo.
      Não tenho como ensinar ninguém a ser criativo, isso não é coisa que se aprende em curso ou livro (infelizmente), isso vem de você mesmo, mas é influenciado por assuntos que você gosta, portanto escreva sobre o que você gosta.

      Responder
  • fernanda comentou em

    Oiii Ricardo!!!!
    Achei ótimo as suas dicas,como sempre!!!
    Nossa, muitas vezes é dificil organizar todas as ideias, informações de maneira clara e que as pessoas de fora consigam compriender. Eu adoro escrever , ler, mas na hora de colocar todas as informações em pratica, ai começa a complicação...rs
    Abraço...

    Responder
    • Oi Fernanda, obrigado pelo comentário.
      Sobre "organizar as idéias" é fundamental que quando estiver produzindo um artigo/texto você tenha somente o editor de texto aberto, feche tudo que possa atrapalhar sua concentração: MSN, e-mail, redes sociais, etc. Assim você fica focada no seu trabalho e consegue raciocinar melhor, logo o resultado do seu artigo é muito superior.

      Responder
  • Ótimo artigo. Parabéns!

    " Notifique-me por e-mail quando houverem novos comentários neste post."

    Errado: o verbo haver no sentido existencial fica sempre no singular.
    correto: quando houver novos comentários.
    Antonio Gomes Lacerda

    Responder
  • Parabéns Ricardo por mais este artigo excelente. Sei que você é ativo na blogosfera e tem muita habilidade em escrita. Você segue métodos práticos e isso é excelente. Continue o ótimo trabalho porque este blog é excelente.

    Responder
  • Leonardo comentou em

    Muito boa a matéria Ricardo!
    Concerteza esta dica é muito importante pra quem está começando a entrar na blogosfera!

    Eu sempre procuro escrever artigos não muito compridos para o blog, até mesmo que isso atrapalha no carregamento da página!

    Responder
    • Obrigado Leonardo. Sobre a questão do tamanho do artigo, pode até ser relativo para alguns blogs, mas creio que ninguem goste de ler uma "biblia" e nem de ler um "parágrafo". Creio que podemos resumir assim: você precisa ser simples, objetivo e explicativo.

      Responder
  • Victor comentou em

    Nossa parabéns por esse artigo, foi muuito bom!! E por isso que tento visitar a RBTech todos os dias .

    Responder
  • Matheus Felipe comentou em

    Bom artigo Ricardo, o @júnior tem certesa (quando entra em site tecnicamente ou ate o desing fraco as pessoas sai rapidamente), eu mesmo estou desenvolvendo meu blog e tento pegar o massimo de informações da "RBTECH" e outros sites tipo "UP e MX" vou em busca de V.A artigos e outras coisas...

    Responder
    • Obrigado Matheus, fontes de inspiração sempre são boas para quem está iniciando um projeto, porem veja o que eu disse "inspiração" e não "copiação". Você deve ser único para ter uma boa aceitação no mercado.
      Abraço

      Responder
  • Júnior comentou em

    Pois é Ricardo, pra quem não têm muita prática de escrever e não ler freqüentemente, pode desistir de querer ter um site/blog, porque dificilmente você terá algo novo ou um assunto interessante para ser publicado, um site/blog têm que ter o tempero porque se não ninguém vai querer retorna onde ele visitou, tiro por mim quando entro em site tecnicamente fraco saiu rapidamente ou seja entrei no 'rbtech' estou até hoje!

    Responder
    • Por isso mesmo a dica de anotar todas as idéias pois quando menos você espera esqueceu delas. Mas mais importante do que publicar artigos em um blog é publicar conteúdo de qualidade, pois post pra encher linguiça somente te faz perder audiência, é preferível ficar sem postar do que postar algo somente porque não tem nada de novo no blog.
      Obrigado por acompanhar, espero poder continuar ajudando, abraço.

      Responder

Deixe seu comentário