Novo tema para o blog, mas o que isso significa?

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Olá queridos leitores(as) do RBTech, como todos devem ter percebido, acabamos de reformular o tema do nosso blog, deixando o mesmo mais leve, porém sem perder funcionalidades, muito pelo contrário, até tivemos um ganho considerável de informação no rodapé do novo tema. O novo tema (instalado em 05/03/2012) foi desenvolvido pensando na simplicidade e na facilidade de acesso, além é claro de otimizar o posicionamento dos elementos na tela.

Mas afinal, por que mudar um tema de um blog ou site? Simplesmente por mudar? Para fazer os leitores pensarem que tem alguém trabalhando nos bastidores do blog? Ou só porque o administrador do site queria fazer algo diferente?

Na verdade ao mudar o tema de um blog como o nosso, muito mais coisa está envolvida, e creio que seja assim em todos os blogs de nível profissional que temos hoje na web. A simples mudança de um layout, significa que quem está cuidando de todo processo nos bastidores, está preocupado em renovar, em inovar, em trazer benefícios aos seus leitores.

O nosso novo tema por exemplo, traz consigo várias teorias para melhorar a sua acessibilidade como leitor e nosso posicionamento perante a web. Veja em que nos baseamos para criar o novo template:

  • O menu fixo no topo tem o objetivo de incentivar a navegação por várias páginas, reduzindo assim a taxa de rejeição do blog; Em contrapartida, traz à todos uma navegação que está sempre disponível, indiferente de sua posição dentro da página.
  • A pesquisa no header do site quer simplificar o acesso ao mecanismo, incentivando o leitor a procurar o conteúdo não encontrado via navegação; O mesmo formulário de pesquisa está disponível em páginas de erro 404 (não encontradas) e em resultados vazios de buscas.
  • Os ícones de redes sociais estão ali para facilitar o acesso de todos que querem nos acompanhar e ficar sempre informados sobre tudo que acontece aqui no blog, e com isso o blog ganha mais seguidores, fans, assinantes, etc.
  • A home page no estilo portal traz mais informações e foge do padrão dos blogs tradicionais, dando um ar mais profissional ao site, isso por sua vez proporciona mais conteúdo à todos que visitam a home.
  • A exibição dos posts preza pelo conteúdo em primeiro lugar, fornecendo ainda informações sobre o autor do post e conteúdos relacionados de forma a incentivar a visualização de mais páginas e facilitar o acesso à posts com o mesmo assunto.
  • A barra lateral traz informações aos assinantes premium e facilita o acesso aos mesmos além de conter enquetes, redes sociais e publicidade.
  • Já o rodapé foi totalmente reformulado, apresentando posts populares, agendamentos e banners de parceiros, deixando o espaço do tema praticamente 100% utilizável.
  • Todo tema foi planejado e desenvolvido pensando em reduzir ao máximo o tempo de carregamento da página, proporcionando à todos uma melhor experiência ao navegar pelo site.

Isto foi o que eu pensei ao criar o novo tema, agora é esperar alguns dias para avaliar o resultado e ver se tudo está funcionando conforme a teoria. Mas me diga, o que você achou desta mudança, ela veio para melhorar ou piorar o nosso blog?

Participe e comente sobre o assunto, compartilhe idéias e experiências conosco e com os demais colegas. Abraço à todos e até mais...

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 28 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Cassio comentou em

    Ricardo, em primeiro lugar parabens pelo Blog, como disse uma vez, conteúdos mt bons... Queria (mos) saber como foi seu balanço com a mudança do Layout? Obteve mais visitas? A taxa de rejeição caiu? como foi?... Abraço

    Responder
  • Por curiosidade...
    Qual é a plataforma que você está utilizando? WordPress correto?

    o Blogger do Google não há como personalizar de mais o tema, correto?

    @Topic
    Simplesmente seu "tema" ficou muito bom cara! Na minha opinião, esse menu fixo no Topo é Top! rs

    Parabéns!
    Muitos Acessos! O/

    Responder
  • ola ricardo, qeria saber se vc ainda tem o layout antigo, gostaria de ver apenas o print da tela, seria possivel vc me mndar o print por email? Eh pq tinha coisas q eu gostava nele, mas nao lembro mais, dai qeria poder relembrar apenas. Abraço!

    Responder
  • maugustodias comentou em

    Legal a nova versão, muito mais prática de ler. Ricardo ensina ai como fazer aquele efeito de texto sem página que consta no rodapé deste modelo novo seu, já tentei fazer mas não consigo.

    Uma dica bem legal que ajuda bastante a gente que desenvolve em wordpress é saber mais sobre o codex, umas aulas de codex do wordpress vai ajudar em muito a comunidade, ou será que ninguém ainda pensou nisto, pois só existe umas 3 aulas sobre este assunto na net, as suas sobre query_posts e mais uma, dai somente em inglês no Nettuts.

    Responder
    • Olá maugustodias, não sei direito de que efeito que você está falando mas aquela sessão é apenas texto sem link e efeito de hover no CSS.

      Sobre a sua dica de aulas: o Codex é uma documentação que deve ser lida e não repetida no formato de vídeo aulas. Digamos que o Codex seja um guia de consulta que todo desenvolvedor deveria ter em mãos e usá-lo conforme a necessidade. Sobre o "estar em inglês", creio que seja uma necessidade básica para desenvolvedores ter um certo domínio sobre o idioma em questão até para poder tirar proveito de conteúdos como os helps de aplicativos por exemplo.

      Responder
  • Crystian comentou em

    Gostei muito deste novo layout! Quero te parabenizar pelo seu ótimo trabalho uma vez que conheço o blog desde de o inicio.

    Só uma sugestão: Acho que sua home ficou um tanto quanto poluída, pois possuí muitas propagandas muito perto uma da outra (sei o quanto é importante monetizar o projeto). Seria legal dar um destaque a mais para as Aulas e Cursos ou algo do tipo.
    Esta é minha sugestão, lembrando que gosto não se discute!

    Responder
  • everaldo comentou em

    Sabemos que o principal em um site é o conteúdo, não basta ter um site de encher os olhos de quem ver mas não ter conteúdo, com certeza a taxa de rejeição será muito alta, por outro lado não adiante ter uma infinidade de conteúdo se o site não tem uma boa navegação e organização de conteúdo. No caso no novo tema Ricardo, você conseguiu unir o que já era bom com o melhor. Conteúdo todos os leitores do blog já sabem que tem, e a simplicidade do novo tema mostra elegância no conjunto final, a home ficou com boa navegação, menu fixo ajuda muito a navegação, publicidade muito bem posicionado e estrátegico, rodapé ganhou muito espaço para conteúdo que é no rodapé mas navegando parece ser no corpo do site. Gostei Parabéns.

    Responder
  • Ricardo Veridiano comentou em

    Olá, Ricardo Bernardi blz? Olha eu tenho acompanhado seu trabalho e quero dizer que o novo layout ficou bacana parabéns. Ele saiu dos padrões de sites e blogs criados com word press que a gente acostuma ver pela net. Muito bom. Eu também quero te convidar para fazer o cadastro de sua empresa no site http://www.acessefone.com aonde eu sou sócio. O cadastro é gratuito e sempre será. Falou até mais.

    Responder
    • Obrigado por nos acompanhar Ricardo, era justamente isso que eu pretendia, fugir um pouco do padrão atual de blog e elevar um pouco o nível do RBTech, dando um ar mais profissional ao site.

      Responder
  • Ricardo, acompanhei quase todo o processo do novo layout e já te disse várias e várias vezes o quanto eu gostei, mas acho que vale mais uma vez 'em público', eu gostei demais do novo layout, achei muito bem organizado, em relação a conteúdo e anúncios, e em relação a combinação de cores, ficou perfeito. Quanto ao menu fixo no topo da tela, é muito bom no quesito navegabilidade do site, sendo que se você estiver em qualquer lugar do site, vai poder acessá-lo.

    Parabéns!

    Responder
  • Kid Begala comentou em

    Bom pra ser sincero eu não gostei muito não pois achei
    que a home ficou muito confusa, já a pagina interna eu gostei mais não levem a mal meu comentário.
    Não se esqueçam gosto é igual c# cada um tem o seu.

    Responder
  • Alexandre comentou em

    Esta bem bacana, as informações so encontradas rapidamente e de forma facil... Acessibilidade muito bem usada e Usabilidade tambem...

    Responder
  • Valdir Coxev comentou em

    Venho aqui para parabenizar você Ricardo pelo otimo trabalho que você vem nos mostrando, sem duvida que esse novo layout ficou muito otimo, pois vejo que você pensa nos seus leitores com conteudo, ideias, inovações de otimas qualidade, passo aqui para deixar esse comentario pois uma cara como você e muitos que trabalha com blog quer saber se seu trabalho esta valendo apena ou não, sem duvida nenhuma, este blog é de se recomendar, deixo um forte abraço e sucesso.

    Responder
  • Wagner Rocha comentou em

    Olá Ricardo Bernardi quero dizer que o site ficou bem bacana mesmo com este novo tema.
    Parabéns pela iniciativa, preocupação e a organização dos conteúdos do site isso facilita muito a vida dos leitores.

    Gostaria de deixar uma sugestão:

    Onde esta o destaque estático acredito eu que ficaria mais intuitivo e dinamico se estivesse um carrocel na posição horizontal mesmo.

    Segue um site de exemplo http://petrobras.com.br/pt/

    Responder
    • Obrigado Wagner por participar. Eu até pensei nessa possibilidade de um carrousel, mas isso iria aumentar um pouco o peso da home deixando a mesma mais lenta para acesso, logo desisti da idéia.
      Sei que poderia dar um charme a mais, mas como desde o início do RBTech sempre usei algum tipo de slide na home, penso que é hora de mudar e testar novas idéias.

      Responder

Deixe seu comentário