Quero trabalhar, e agora por onde eu começo? Parte 2

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Em nosso artigo anterior falamos sobre currículos para quem busca um trabalho em uma empresa de tecnologia e hoje vamos ver algumas dicas que pode ajudar quem está começando agora na área de TI, mas que quer trabalhar como freelancer e que ainda não têm uma carteira de clientes ou então um portfólio de trabalhos para apresentar. São dicas simples mas que podem ajudar você a ter um início fervoroso em sua nova profissão.

Todo mundo sabe que quem não é visto, não é lembrado, certo? Então, se você não divulgar os seus serviços, ninguém vai saber que você faz sites, programas de computador, ou conserta PCs por exemplo.

Tudo bem Ricardo, mas como eu vou fazer isso? Simples, faça um cartão de visita com seu nome, telefone e informe os serviços que você faz ou produtos que você vende. Com o cartão em mãos, é só começar a distribuir ele para seus amigos, familiares, vizinhos, colegas de aula e assim por diante.

Assim quando alguma pessoa que recebeu seu cartão precisar de um serviço ou produto irá lembrar de você. Mas não espere que o resultado seja imediato, isto leva um tempo até começar a dar retorno, portanto, seja paciente.

Pronto Ricardo, agora eu já fiz meu cartão, mas ainda não fiz nenhum trabalho e não tenho experiência nenhuma, não sei como começar, e agora?

Vamos as dicas para montar seu portfólio então:

  • Comece praticando preços menores que os normais do mercado até que você adquira experiência. Quando você sentir segurança no que você faz poderá aumentar o valor de seu serviço. Deixe claro para o cliente que o valor normal seria de R$ 100,00 por exemplo, mas como você está em fase de aprendizado você irá fazer por R$ 50,00 (isto é apenas um exemplo).
  • Se puder faça algum trabalho comunitário (para a igreja do bairro ou alguma empresa de um amigo seu) sem cobrar nada. Isto serve para adquirir experiência e ter trabalhos para apresentar para futuros clientes.
  • Estude sempre, nunca deixe de aprender. No setor de TI nunca ninguém irá saber tudo. Ou você estuda ou está fora.
  • Participe de fóruns e blogs de discussão enviando dicas, artigos, vídeo aulas e respondendo à perguntas que você saiba. Eu por exemplo aprendo muito gravando vídeo aulas. Muitas vezes chego a pensar que eu aprendo mais do que ensino. Se você não tiver "coragem" para gravar, escreva, faça artigos ou tutorias e publique em algum site/blog/fórum (pode ser aqui no rbtech.info).
  • Seja curioso, pesquise e nunca espere ganhar as coisas prontas. Quando você corre atrás de um conteúdo, o gosto de ver tudo funcionando é muito melhor que se você tivesse ganho aquilo pronto.

Bom, estas foram as dicas de hoje, espero que todos tenha gostado e que ajude pessoas que estão iniciando nesta área. Até mais!

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 6 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Diego Gomes comentou em

    Ricardo !otimas dicas muito bom mesmo,estou na fase final do meu curso de montagem e manutenção e estou nesta situação q vc acabou de dizer quero muito começar a desde ja trabalhar p mim mesmo más não sei por onde começar e não tenho nada em mãos ,más com essas dicas ja estou tendo uma direção.obrigado!!e por favor mande mais dicas p nos q somos iniciantes,valeu!!!

    Responder
  • Nash comentou em

    Muito bom, Gostei do seu site Ricardo vejo que é bem sério em relação a outros que passei.Parabéns mesmo.

    Responder
  • Julia comentou em

    Esperando a parte 3, além de estar falando de uma profissão está dando dicas ótimas para todos, e to amando aqui. kkkk

    Responder
  • Júnior comentou em

    Que legal ver alguém compartilhando conhecimento!

    Tenho uma dúvida, estou a procura do meu primeiro emprego, pois tenho 18 anos, mais desde meus 14 anos, presto serviços as LAN's House's que tem no meu bairro, a amigos, e amigos dos meus amigos, familiares etc... sempre fui esforçado resumindo posso dizer que trabalhei 4 anos como técnico de informática (autônomo) mais não satisfeito resolvi fazer cursos, fiz dois um de, Montagem e Manutenção de micro, e outro de, Administrador de Redes, resolvi fazer cursos porque pretendo trabalhar em empresas, então como estou a procura do meu primeiro emprego, posso colocar no meu currículo que eu tive experiência de 4 anos de trabalho como autônomo?

    Responder
    • Olá Júnior, acredito que seja importante você comentar isto sim, pois afinal de contas você exerceu uma profissão neste período. Caso seja questionado sobre a veracidade do fato você poderá fazer alguma espécie de declaração ou entao passar o telefone de alguns clientes que você atendia para que os mesmos possam testemunhar ao seu favor.

      Responder

Deixe seu comentário