Requisitos básicos para estudar online

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Eu já fiz outros posts com dicas de estudo que foram publicados aqui no RBtech, então, antes de começar o assunto de hoje vou deixar os links para você conhecer esse conteúdo:

  1. Dicas para aprender com vídeo aulas
  2. Dicas para aprender com artigos e tutoriais
  3. Dicas para quem estuda programação

Se você ler/assistir esses três posts você já vai ter uma boa noção sobre o assunto, e talvez nem encontre muitas novidades nesse artigo, mas de qualquer forma, dicas sempre são válidas, então vamos começar.

O maior erro de quem estuda online

O principal problema das pessoas que começam a estudar online é justamente achar que, por estarem no conforto da sua casa e acessando o conteúdo via internet, não precisam se preocupar com nada, basta acessar o conteúdo do curso e pronto, tudo se resolve.

Mas pensa comigo, se quando você vai pra escola/universidade você precisa levar consigo alguns materiais básicos para ter as condições mínimas necessárias para acompanhar as aulas, o que te faz pensar que estudar online não exige nada para começar?

Vou expor a partir de agora aquilo que eu considero fundamental com base na minha experiência com estudos online, não quer dizer que isso seja uma regra, mas é o que trouxe resultados mais satisfatórios pra mim.

Alguns itens são de ordem material, que você pode adquirir, enquanto outros são de ordem psicológica/comportamental e que devem ser desenvolvidos por você.

Monitor Full HD

Decidi colocar esse item logo no começo, uma vez que 99% de todo conteúdo produzido atualmente para internet tem qualidade full HD ou superior. Quero ressaltar ainda que para alguns assuntos esse item é dispensável, quando a aula não mostrar procedimentos em tela você pode tranquilamente usar seu notebook com tela de 14 polegadas e tudo irá fluir na mais perfeita ordem.

Mas quando o assunto é desenvolvimento, por exemplo, daí meu amigo você precisa de uma tela maior e boa resolução. Estudar programação online com tela pequena será uma experiência bem ruim pra você, além de prejudicar sua visão por ficar "forçando" para conseguir enxergar os códigos mostrados durante a aula.

Via de regra, um monitor full HD com a aula em tela cheia e é só correr pro abraço!

Historinha rápida

Eu tinha um monitor de 19 polegadas com resolução 1440x900 pixels, e sempre pensava que estava tudo perfeito, até o dia que comprei um monitor 23" com resolução full HD. Quando liguei o monitor meu único pensamento era "por que eu não comprei esse monitor há uns 2 anos atrás?"

E hoje? Eu não me imagino trabalhando/estudando com APENAS um monitor...

monitor full hd

Fone de ouvido de qualidade

Praticamente toda aula tem áudio/narração, portanto é imprescindível que você tenha um equipamento para reproduzir esse áudio enquanto estiver estudando. Eu sugiro enfaticamente que você adquira um fone de ouvido (headset) de qualidade e extremamente confortável, afinal de contas você vai passar várias horas estudando.

Escolha modelos "over ear" que são os modelos com almofadas maiores que cobrem toda orelha. Esses modelos são um pouco mais caros mas valem muito a pena, pois com eles você pode ficar longos períodos estudando e não irá sentir nenhum desconforto por ter um fone amassando sua orelha.

Eu tenho um modelo assim (Philips SHG 7980) e já usei ele por períodos de 4 horas ininterruptas e com total conforto. Um fone intra auricular também pode ser uma boa escolha, desde que seja confortável pra você, eu particularmente não curto muito.

Por que não usar caixas de som?

  1. Para não atrapalhar outras pessoas que estejam próximas ou no mesmo ambiente;
  2. Pois elas não isolam os ruídos do ambiente, fazendo você perder a concentração com mais facilidade.

Conexão de internet estável e veloz

Eu sei, é meio óbvio falar isso mas infelizmente tem gente que acha que qualquer conexão é suficiente para estudar online. Não se engane, os vídeos estão com mais qualidade a cada dia e isso tem um preço, ou melhor um peso, por isso é preciso transferir grandes quantidades de informação para ter acesso aos treinamentos oferecidos nos sites ou então participar de transmissões ao vivo quando necessário.

Eu sugiro uma conexão de no mínimo 2 mega de velocidade sem limite de transferência de dados, sim, esqueça o 3G limitadíssimo da sua operadora de celular. Caso a conexão da sua casa é dividida entre vários aparelhos (smartphones, TV, notebook, PC) simultaneamente, é melhor contratar logo uma velocidade maior pra não correr o risco de ficar engasgando na hora de assistir suas aulas.

Aqui no RBtech eu disponibilizo as aulas para download e não para assistir online, nesse caso até uma conexão mais lenta é capaz de suprir a necessidade se usada juntamente com um gerenciador de downloads, mas eu estou falando da minha política de distribuição de aulas, porém essa não é a realidade da grande maioria dos sites que vendem cursos online. A propósito, você conhece nossos cursos?

Um cantinho dedicado aos estudos

Nada de pegar o notebook no colo e ficar na cama ou no sofá da sala pra estudar! Tenha um local adequado e dedicado aos estudos, que tenha a estrutura mínima para você poder estudar sem distrações e de forma confortável. Uma mesa/escrivaninha com uma cadeira confortável e uma iluminação adequada ajudam bastante no processo de aprendizado.

Um detalhe importante é que nosso subconsciente acaba relacionando esse lugar com estudo, logo, a tendência é aproveitarmos mais o tempo quando estamos nesse ambiente. É como a escola, sabemos que vamos lá pra estudar e não para passar o tempo.

sala estudos

Se você não tem a disponibilidade de um lugar dedicado a isso, como um home office por exemplo, procure ao menos um lugar sossegado onde as outras pessoas da casa não lhe distraiam enquanto estiver estudando. Combine isso com sua família, deixe claro que você quer estudar e eles precisam colaborar para que isso seja possível.

O tempo de estudo é muito variável e você deve encontrar o equilíbrio ideal pra você. Algumas pessoas conseguem estudar por 4 horas enquanto outras em menos de 1 hora já não assimilam mais coisas novas, é muito relativo. Você vai precisar fazer alguns testes para descobrir isso.

Tente descobrir ainda qual o melhor horário do dia para estudar, enquanto alguns preferem o primeiro horário da manhã outros optam pelo final do dia ou ainda a madrugada.

Distração ZERO

Eu sei que você não faz isso, mas não custa mencionar... nada de estudar em frente a TV ou quando outras pessoas estão ao redor conversando ou fazendo outras atividades. Estudar exige concentração total, e não me venha com essa conversinha fiada de que consegue estudar, ver TV e ainda conversar com sua família enquanto estuda, ninguém é capaz de fazer duas coisas BEM FEITAS simultaneamente, ao menos não coisas que exigem alto nível de concentração.

O celular deve ficar longe do seu campo de visão (e de audição), isso é uma regra e não há exceção. Rede social enquanto estuda? NEM PENSAR!

Ah Ricardo, mas eu vou deixar o celular aqui do lado e vou dar só uma olhadinha de vez em quando... francamente isso não faz diferença alguma pra mim, você não está enganando ninguém além de você mesmo. É mais ou menos a mesma história de você pagar horrores por uma faculdade e colar para passar nas provas, isso faz algum sentido pra você?

Disciplina e organização

Chegamos agora em um ponto crucial que faz toda diferença pra quem estuda em casa, e, infelizmente, isso não é algo que você possa comprar como os itens citados nos parágrafos acima.

Ter disciplina é fundamental pois você precisa definir horários para estudar, e esses horários devem ser respeitados e aproveitados única e exclusivamente para essa finalidade. Além disso você será o único responsável por cobrar a si mesmo o cumprimento dessa rotina de estudos.

Manter a sua "sala de aula" organizada não basta, prepare-se para uma dura batalha contra a bagunça... mantenha os arquivos das aulas todos meticulosamente organizados, bem como os materiais adicionais que são disponibilizados e as pesquisas que você fizer sobre o assunto em questão.

Uma conta no Google Drive ou no Dropbox são boas pedidas para manter todos os arquivos e de quebra conseguir acessar eles de outro local em caso de necessidade. É importante manter a salvo um link para obter suporte (caso o tutor do curso ofereça) em caso de dúvidas sobre a matéria que está sendo estudada.

Consciência e responsabilidade

Tenha consciência que estudar online irá depender do instrutor lhe passar devidamente o conteúdo mas principalmente de VOCÊ para absorver esse conteúdo e acima de tudo colocar em prática a fim de assimilar todo conhecimento. NINGUÉM aprende vendo os outros fazer, é necessário praticar, errar e aprender com esses erros.

Seja responsável e assuma que um curso (online ou presencial) não depende apenas de bons professores, mas acima de tudo de bons alunos. Ninguém é obrigado a garantir seu aprendizado, e nem pode fazer isso, essa obrigação deve partir de você aluno que deve se dedicar e se esforçar para realmente ter uma boa formação longe de uma sala de aula convencional.

Não se contente apenas com o que é ensinado, busque outras opiniões e pontos de vista sobre tudo que aprender, faça testes, seja curioso e sempre, sempre tenha respeito com quem se dispôs a lhe ensinar algo, mesmo que você tenha pago por isso.

Respeito não é uma questão de pagar ou não por alguma coisa, respeito é algo que todos nós merecemos!

Pra finalizar...

Minha formação foi praticamente toda feita online, desde que comecei estudar programação e hardware, já investi mais de 10 mil dólares em aulas, ebooks e cursos estrangeiros. Além disso tenho um montante de aproximadamente 20 mil reais investidos em treinamentos nacionais, todos feitos via internet.

Decidi estudar online pois, sendo eu um empresário, não vi necessidade de investir esse valor em uma faculdade para ter um diploma emoldurado na parede. Optei por adquirir treinamentos focados na necessidade de cada momento específico da minha vida profissional.

Hoje, olhando para trás, vi que fiz a escolha certa e colho bons frutos dessa escolha.

Espero que esse artigo tenha ajudado você de alguma forma, preferencialmente positiva. Se quiser deixar alguma sugestão, contar alguma experiência ou até mesmo fazer uma crítica construtiva, sinta-se convidado a comentar logo abaixo.

Um forte abraço!

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 7 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Karina da costa comentou em

    Olá Ricardo,
    Começo um curso online no mes de julho e não sabia como me organisar. Seu texto ajudou bastante.
    Muito bom, dicas práticas.
    Obrigado

    Responder
  • Davi comentou em

    Olá Ricardo, sobre o estudo online e faculdade, eu ganhei uma bolsa para estudar a distância na estácio, porém, eles ensinam uma linguagem que não tenho pretenção de usar, c++, eu sei que informação nunca é demais, mas estou pensando em abandonar a faculdade. Fiz um curso técnico em informática durante dois anos, + de 6000 jogados fora, não me falaram praticamente nada novo, já sabia lógica, bd, linguagem php, não muito avançado, mas a base sólida. Eu praticamente sei o que sei, estudando via internet, acredito que seja um tempo e energia investido atoa, visto que terei que me esforçar para dar conta dos trabalhos + exercícios + provas dentre outros, apesar de você ja ter dito que aprendeu tudo on-line, você acha que vale a pena abandonar uma faculdade mesmo sendo 100% grátis? Obrigado.

    Responder
    • Em primeiro lugar, se eu ganhasse uma graduação eu a faria indiferente de não ser exatamente o que eu esperava, uma vez que estou tirando a vaga de outra pessoa acho justo ao menos concluir o curso fazendo jus ao que me foi dado. Ou então que a decisão de "abandonar" fosse tomada antes mesmo de começar os estudos.
      Porém concordo que continuar em um curso sem motivação não é nada legal, e isso vai acabar frustrando você mais ainda. Pelo seu relato eu aposto em duas possibilidades:
      1- Você já sabe tudo que precisa para exercer seu trabalho.
      2- Você não quer aprender nada além do que já sabe, sendo esse conhecimento suficiente ou não.

      Indiferente de minha suposição estar correta ou não você precisa entender uma coisa: chega um momento em nossa vida profissional que NENHUM curso será capaz de trazer novidades o tempo todo, cabe a cada um ter consciência disso e saber aproveitar as novidades que nos forem apresentadas. Eu já comprei cursos inteiros para assistir apenas um capítulo...
      Eu não estou aqui para dizer o que as pessoas devem ou não fazer, por isso me limitei a dar minha opinião e deixo que a escolha fique a critério de cada um. Mas devo ressaltar que se você pensa que fazer um novo curso seja "tempo e energia investidos a toa" você deve contentar-se com que já sabe e seguir em frente.

      Responder
  • Marcelo Melo comentou em

    Olá Ricardo,

    Venho aqui pra lhe agradecer pelo post! Achei muito bacana você compartilhar suas experiências e de forma tão direta dar tantas dicas.

    Pela primeira vez estou investindo em um curso online e minha maior dificuldade, é sem dúvida, a de encontrar um horário todos os dias para estudar. Andei lendo que o ideal seria me dedicar ao menos 1 hora diária. Esse tempo seria o ideal? O que você me indica?

    Outra coisa que gostei muito no seu post foi a dica do monitor. Atualmente não possuo um e estou pensando seriamente em comprar, afinal, realmente é sacrificante estudar código somente na telinha do notebook.

    Enfim, é isso... muito obrigado!

    Responder
    • O tempo ideal de estudo varia para cada pessoa, enquanto pra mim ele pode ser de 4 horas para outra pessoa pode ser de 1 hora, você precisa fazer testes e descobrir o equilíbrio ideal para o seu caso.

      Responder
  • Randeson P. comentou em

    Geralmente nunca comento, só leio oque é comentado, mais me sentir obrigado a comentar, depois de ver esse post, sério minha visão e outra, porém queria saber se teria como me tirar uma dúvida, tipo, se na minha casa não tem um determinado espaço determinado pra ser o "cantinho do estudo" como seria no meu caso, e fiquei maravilhado com a parte de você não ter dependido de faculdade para ter um futuro bom, e realmente queria ser do mesmo jeito, porém sou iniciante nessa área pretendo ser desenvolvedor web, e aprender o máximo possível, espero que possa me responder. desde já belo post.

    Responder
    • Randeson, cada item que eu citei no artigo tem uma pequena parcela que irá somando-se conforme for sendo colocada em prática, isso quer dizer que você não precisa obrigatoriamente cumprir tudo a risca, e, como eu falei no início, tudo que escrevi foi tendo minha experiência como base.
      Se você não tem um ambiente isolado para estudar, ao menos evite ao máximo possíveis distrações na hora de estudar (televisão, outras pessoas conversando, etc) pois isso faz uma diferença enorme no resultado final.

      Responder

Deixe seu comentário